SINIBREF parabeniza profissionais da Contabilidade pelo seu Dia

Nessa segunda-feira, dia 25, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, que é o responsável pela coordenação, controle e planejamento financeiro de uma empresa ou instituição.

O SINIBREF  ressalta o importante papel da Contabilidade no correto cumprimento das normas trabalhistas. As instituições do Terceiro Setor, ao atuarem como empregadoras, ficam obrigadas a seguir toda a legislação aplicável, sendo papel da contabilidade zelar pela fiel observância dos pisos salariais, benefícios, adicionais, instrumentos coletivos de trabalho e demais regras aplicáveis à instituição e aos seus empregados.

O SINIBREF, como representante das instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas, busca sempre a parceria com os profissionais de contabilidade com a finalidade de facilitar a gestão das entidades, garantir a sua sustentabilidade e melhorar as relações de trabalho.

Convidamos Marcelo Monello, empresário Contábil , Vice Presidente de Fiscalização ,Ética e disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo  e Nailton Cazumbá, contador, pós-graduado em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor para falar do papel desempenhado pela contabilidade e sua importância para as instituições do terceiro setor.

Marcelo Monello: “O profissional da contabilidade nas entidades filantrópicas é de fundamental importância para a gestão e desenvolvimento institucional, contribuindo para o controle social, materializando através das informações contábeis toda ação de proteção social realizada, promovendo a transparência e a sustentabilidade.

O Sindicato das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas – SINIBREF e os Profissionais da Contabilidade trabalham em parceria para o fortalecimento das Entidades e do Setor Filantrópico!

Conheça o SINIBREF e oriente as instituições no enquadramento correto!

Parabéns aos mais de 500 mil Profissionais da Contabilidade

Dia 25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade – Marcelo Monello”

 Nailton Cazumbá:  “A profissão contábil e o Terceiro Setor

As entidades sem fins lucrativos, dependem de uma assessoria contábil qualificada para exercer com segurança suas atividades sociais e beneficentes. É isso mesmo! Ouso-me aqui a dizer que o profissional de contabilidade é tão relevante e fundamental para as organizações de fins sociais quanto para as empresas de fins lucrativos.

A prova disso reside no fato de os benefícios fiscais que garantem às OSCs não pagar a maioria dos tributos incidentes sobre seu patrimônio, renda e serviços terem como um dos mais importantes requisitos o cumprimento dos procedimentos e rituais contábeis, a fim de garantir a correta apresentação das seus receitas e despesas, comprovando dessa forma a aplicação dos recursos nos fins a que se destinam conforme previstos nos respectivos estatutos sociais, até mesmo para a celebração de parcerias.

A contabilidade no terceiro setor, em seu caráter operacional, não se resume apenas a registros de operações financeiras e elaboração de relatórios ao final de cada exercício. Existe a exigência de mensuração e registro também das operações que não movimentam dinheiro, como os serviços voluntários obtidos e os atendimentos prestados de forma gratuita à sociedade.

Por este motivo, neste dia 25 de abril, quando se comemora o Dia do Contabilista, não podemos deixar de felicitar os profissionais que realizam esse belíssimo e importante trabalho, e em especial exaltamos aqueles que atuam auxiliando no cumprimento das diversas exigências que recaem sobre as organizações do terceiro setor, garantido dessa forma, a conformidade, integridade e manutenção de algumas delas, e a até mesmo a sobrevivência de muitas outras.

Parabéns aos profissionais da contabilidade! – Nailton Cazumbá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.